quarta-feira, 23 de julho de 2008

Bem vindo ao nada absoluto.

Já se perguntou o sentido de tudo isso?
Já procurou incessantemente, porém nunca obteve nenhuma resposta?
"Estamos aqui para morrer e ir para um lugar mágico" é uma justificativa que não te satisfaz?

Talvez esteja procurando algo que não exista.
Eu não vou encontrar fadas no meu jardim, mas o problema não está na ordenação das plantas ou na "energia negativa" que ele emana, e sim nas fadas.Oras, elas não existem, como posso querer encontrá-las?
Talvez esteja apenas perdendo seu tempo procurando algum sentido, motivo, razão pra aqui estar, fazendo o que está fazendo.Tempo este que poderia estar sendo usado para coisas mais úteis, porém sem sentido também, mas mesmo assim úteis.
A vida não é desprovida de qualquer motivo absoluto.As pessoas fazem aquilo que as motiva a viver.Eu posso me satisfazer trabalhando, ou me divertindo, ou até mesmo aproveitando a vista de uma bela paisagem.O problema está em perguntar "Qual o sentido de admirar uma bela paisagem?".Fora a satisfação que isso lhe traz, nenhum.Novamente, "Qual é o objetivo em eu me satisfazer?".Continuar vivendo é a única resposta plausível.Pra quê? Nada em especial.
Os humanos perdem muito tempo procurando um motivo pra fazer o que fazem.Porque não simplesmente aceitar que não há motivo em se fazer o que faz? Será que um belo café expresso vai perder seu gosto se não houver um motivo para tomá-lo? Será que o sexo vai deixar de trazer prazer se o único motivo para sua existência é a procriação da espécie, motivo este que não traz consigo qualquer motivo além de genes tentando se replicar sem qualquer pretensão?

Quantas respostas tolas inventadas pra uma pergunta, ironicamente, sem sentido algum.
Humanos, que continuem rezando para seus deuses na esperança de que eles lhe iluminem com alguma resposta.Ou criem uma para dar, já que eu não vejo sentido algum em existir(em) uma(s) criatura(s) cujo objetivo é dar vida a criaturas inferiores a si mesmo com a pretensão de salvar algumas para que passem a eternidade num paraíso.O que será que tem pra fazer lá? Ficar feliz pra todo sempre? Me parece meio tedioso.Mas isso é assunto pra outras postagens.

Seja bem vindo ao nada absoluto.

2 comentários:

Nathalie Palácio disse...

Muito Bom Di... sempre que puder vou vir aqui ler suas postagens! ;]
Beijo

Thiago disse...

não; o café expresso não vai perder o seu gosto, principalmente se for tomado lá na minha cafeteria.

me lembro de algumas frases a respeito do nada: deus teria feito o mundo do nada; do nada nada se cria; se soubéssemos que a vida seria isso nunca teríamos saído do nada; o nada nadifica... um montão delas. bom, mas ante o nada talvez a atitude mais sensata seja essa: calar-se.

e, contudo, o nada é justamente isso que possibilita todas as determinações, todos os discursos, inclusive sobre si próprio.

me calo então. não porque queira a última palavra, nem por desdém, mas justamente porque espero a emersão da palavra mais original: que soe a nada.

... o expresso nos aguarda.

vida longa ao seu blog!

Intersubjetivas
Politicamente Incorreto
A Herege