quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Material, o Imaterial e o Ceticismo - Parte 2

Muitas são as discussões que giram em torno de temas que dizem respeito a fenômenos não-físicos, como projeção astral, EPS (experiências extra-sensoriais), visão remota, precognições, telecinese, mediunidade, entre outros supostos fenômenos que são categorizados como sobrenaturais (ou supranaturais).
São chamados de não físicos, metafísicos, pois acontecem em uma esfera superior à física.Por exemplo, a queda de uma pedra é um fenômeno físico, pois as partes envolvidas são consideradas entidades físicas (pedra e planeta, ambos compostos, em escala atômica, de átomos), e o fenômeno em si é regido por leis físicas (a gravidade, uma das forças fundamentais, embora ainda não totalmente compreendida, é responsável pela atração à pedra, que a faz, nos nossos termos, cair).Mas como explicar, por exemplo, uma viagem astral, supondo que o fenômeno, de fato, ocorra? Do que seria composta a consciência projetada? De moléculas? De ondas eletromagnéticas? Muito provavelmente não.E quais as leis que regem esse fenômeno (existe leis, de fato, como proclamam os defensores de tais fenômenos, como a indestrutibilidade do chamado 'cordão de prata', que seria o elo entre o corpo físico e o corpo astral)? Como explicá-las em termos físicos, e prevê-las? Se, de fato esse fenômeno ocorre, tais explicações encontram-se distantes da capacidade científica atual, portanto, são considerados como fenômenos não físicos.

Embora sejam fenômenos não físicos, provar a existência de tais fenômenos é algo perfeitamente possível, apesar do que a maioria dos defensores de tais fenômenos discordarem, pois julgam a ciência atual como prosaica, incapaz de lidar com tais tipos de eventos.Pretendo demonstrar como é possível provar a existência de tais fenômenos utilizando a ciência física.

Todo fenômeno não físico tem uma consequência no mundo físico, o que habitamos.Digamos que eu chegue para você e diga que tenho uma criatura que habita o mundo não físico bem no meio da minha sala.Digo que li alguns artigos pela internet e descobri como 'capturar' essa criatura.Bastou espalhar alguns papeizinhos com alguns encantamentos pelo chão, e a criatura, ao passar por ali, ficou aprisionada.Você fica animado e segue o diálogo:

_Fantástico, e o que essa criatura pode fazer?
_Oh, é incrível, ela pode conjurar objetos do nada, ela tem o poder de prever o futuro, ela pode flutuar, pode mexer com os elementos, como fogo, água, pode falar em todas as línguas conhecidas, é incrível.
_Que legal, vamos lá vê-la.

Chegando na minha sala:

_Ué, mas onde está a criatura?
_Ora, ela está bem ali no meio.
_Mas... eu não a vejo.
_Ah, claro, porque ela é uma habitante do mundo não físico, você não pode vê-la no mundo físico, ela é invisível.
_Poxa, mas que chato.Mas deixe-me tocá-la então.
_Ah, não dá, ela também é incorpórea.
_Uhm, certo.Então vamos vê-la falando alguma língua, ou fazendo alguma previsão do futuro.
_Ih, ela até pode falar, mas não vamos ouví-la, só é possível ouví-la no mundo não físico.
_Poxa, então vamos pedí-la pra manipular algum elemento, traga um copo d'água.
_Impossível, ela só pode manipular a essência do elemento que habita o mundo não físico, não podemos ver essa essência.
_E que tal pedirmos para ela conjurar algum objeto?
_Ah, isso ela pode fazer, mas os objetos conjurados também só são existentes no mundo não físico, não poderíamos tocá-los, ou vê-los.

Para cada idéia que você dá para verificarmos a existência dessa criatura, eu dou uma desculpa, dizendo que não vai ser possível por uma série de motivos.[1]


A questão central é: se não é possível, de forma alguma, verificar a existência dessa criatura, como eu posso ter afirmado que ela existe? Como eu, a princípio, posso ter dito que a capturei, se, de forma alguma, eu posso ter acesso a qualquer coisa que essa criatura possa fazer, e a qualquer consequência de alguma ação que essa criatura possa executar?
Qual é a diferença, portanto, entre essa criatura existir, e não existir? Nenhuma, pois ela não interfere de forma alguma com o mundo físico.A falta de evidências dessa criatura na minha sala não é uma evidência para que você afirme que ela não existe no mundo não físico (você pode afirmar que, pelo menos ali na minha sala, ela não existe), mas, o mais importante, eu não posso, de maneira alguma, afirmar que ela existe, pois não tenho qualquer evidência disso.[2]



É exatamente aqui que entra a fé, mas não quero entrar no mérito dessa questão nesse post.Vamos dar prosseguimento, e continuar a argumentação, com o exemplo do ser do mundo não físico em mente.

Quando um defensor de fenômenos supernaturais afirma que não são necessárias (ou não são possíveis de se obter) provas sobre esse fenômeno, ou até mesmo evidências, o que, em suma, ele está afirmando? Exatamente o que eu afirmei a respeito da criatura do mundo não físico.
Alguém que afirme que não é possível obter provas de fenômenos não físicos, nem mesmo evidências, está admitindo que seu fenômeno não tem qualquer interferência no mundo físico, portanto, para todos os efeitos, tal fenômeno não existe, e o defensor de tal idéia não está em posição de afirmar tal coisa.

Para uma visão mais clara, vamos pegar a projeção astral, um suposto fenômeno supranatural, e analisar sob o ponto de vista da argumentação desenvolvida.
Para os que não sabem o que é projeção astral, podem conferir nesse link.Tendo o conceito em mente, vamos supor que eu diga que sou capaz de realizar uma viagem astral, e você, espantado, quer saber como isso é.Segue o diálogo:

_Muito legal, então você realmente pode sair do seu corpo?
_Posso sim, eu projeto minha consciência no mundo astral.
_E o que você pode fazer lá?
_Eu posso sair por ai voando, encontrar várias pessoas, vários seres astrais, viajar pra lugares distantes apenas pensando, é fantástico.
_caramba, muito legal, mas... como você sabe que isso não é apenas um sonho?
_Ora, isso é muito diferente de um sonho.Eu projeto minha consciência para fora do meu corpo.
_Ah, mas pode muito bem ser um sonho.Porque a gente não faz assim, você deita aí e tenta se projetar pra eu ver.
_Não vai funcionar, porque o perispírito é invisível, você não vai vê-lo.
_Então se projeta e derruba alguma coisa, faz algum barulho.
_Não dá, ele também é incorpóreo, não posso tocar nem segurar em nada.
_Então vamos fazer assim, eu pego alguns objetos, vou pro outro quarto, você se projeta pra lá, vê que objetos são, e depois eu volto aqui e você me diz quais eram.
_Ah, num vai dar, a gente só tem acesso ao mundo astral, não podemos visualizar o mundo físico.

Qual a difereça substancial entre esse diálogo e o diálogo anterior? Nenhuma.Novamente, eu demonstro que, de maneira alguma, eu posso interferir no mundo físico, de maneira alguma eu posso evidenciar pra outrem que eu, de fato, estou realizando algum fenômeno não físico, ainda não compreendido pela ciência, simplesmente porque não posso provar que estou realizando essa fenômeno.
Segue a pergunta anterior: Como saber se isso não é apenas um sonho, um delírio, ou até mesmo uma sensação provocada por mecanismos cerebrais?
Não tem como diferenciar.Acreditar que não é apenas um sonho, ou qualquer outra coisa física, não passa de pura fé.

Mas tem uma coisinha sobre esse diálogo: ele não é verdadeiro, pois os defensores da projeção astral afirmam categoricamente que é possível 'viajar' pelo mundo físico, embora não seja possível interagir com ele, mas é perfeitamente possível visualizá-lo, como se estivesse em seu corpo físico.
Sendo assim, a experiência proposta por você seria perfeitamente executável.Ou seja, você poderia escolher alguns objetos que eu não veja, levar para um outro quarto, por exemplo, e eu me projetaria até lá, veria os objetos e depois os descreveria para você.De que outra forma eu saberia exatamente quais são esses objetos, se não pode algum mecanismo não físico? Isso poderia não provar categoricamente uma viagem astral, como ela é descrita, mas pelo menos evidenciaria a existência de mecanismos não físicos, ainda desconhecidos.Mais alguns experimentos controlados, e com sucesso, e teríamos um fato muito interessante pra pesquisar.

Isso não é só aplicável à projeção astral, e sim a qualquer fenômeno dito supranatural.Concluo, portanto, que, embora tais supostos fenômenos ocorram numa esfera não física, seus efeitos podem ser perfeitamente verificáveis na esfera física (seus efeitos são diferentes do fenômeno em si.No exemplo da projeção astral, o fenômeno em si, e o mecanismo e as leis que regem esse fenômeno se desenrolam numa escala não física, mas seus efeitos são verificáveis na escala física, a saber, a possibilidade de 'saber' quais objetos estão escondidos em outro quarto, um feito impossível de ser realizado por meios físicos).Logo, é totalmente possível provar a existência de tais fenômenos e, se um defensor dessas fenomenologias afirma categoricamente sua existência, ele deve ter em mãos as evidências destas, ou estará se passando como um bobo que afirma que capturou seres astrais intangíveis, incorpóreos, invisíveis, inatingíveis, no meio de sua sala.

Um comentário:

Thiago disse...

taí uma coisa que deve ser legal: viagem astral.

Intersubjetivas
Politicamente Incorreto
A Herege